carregando...
01/07/2024

BrC celebra 20 anos de parceria nos 35 anos do Sunny Side of the Doc, em La Rochelle

Brazilian Content fecha participação no Sunny Side of the Doc com a participação de 11 empresas das cinco regiões do Brasil

Evento também marcou o anúncio do LatAm Content Market, mercado promovido pela Grifa Filmes em parceria com Sunny Side of the Doc, Embratur e Visit Rio, com apoio do Brazilian Content

No último dia 27 de junho encerrou-se a 35ª edição do Sunny Side of the Doc, evento de mercado que acontece anualmente na cidade de La Rochelle, na costa oeste da França. A edição 2024 marca o 35º aniversário do evento, os 20 anos do Brazilian Content e também os 20 anos de parceria entre os dois – o Sunny Side, ou SSD, foi o primeiro mercado internacional a figurar no calendário de ações do programa de promoção de exportação do audiovisual independente brasileiro logo após sua criação, em 2004.

A delegação composta pelo Brazilian Content, realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levou ao evento especializado em não-ficção um total de 11 empresas das cinco regiões do Brasil, representadas por 22 profissionais com projetos factuais (documentários e docudramas) e non-scripted (formatos e reality shows). O stand da delegação brasileira, com 18m2, serviu como espaço de realização de reuniões e divulgação da marca BrC, consolidando o retorno do programa ao evento (a última participação havia sido em 2019). Para coroar estas efemérides, o Sunny Side of the Doc este ano foi palco para mais um marco na história do audiovisual brasileiro de não-ficção: o lançamento do LatAm Content Market, evento de mercado dos gêneros factual e non-scripted que será realizado no Rio de Janeiro em março de 2025. Realizado pela Grifa Filmes e a Stay and Fly Docs e coordenação de pitches feita pelo Sunny Side of the Doc, o evento tem como apoiadores Visit Rio e Embratur, e apoio do Brazilian Content.

Fundado em 1990, o Sunny Side of the Doc tornou-se o principal evento de mercado internacional da indústria audiovisual para obras de não-ficção. O evento é um ponto de encontro chave para produtoras, distribuidoras e agentes de venda com projetos de coprodução de obras seriadas em busca de parceiros e/ou de financiamento; produções já finalizadas em busca de agentes de venda e/ou canais com janelas de exibição linear ou não-linear; e experiências digitais e imersivas que quebram barreiras de inovação de linguagem e/ou uso de tecnologia para transmitir histórias agrupadas em temas como questões globais, natureza e preservação, ciência, história, artes & cultura e campanhas de impacto. A edição deste ano do Sunny Side of the Doc contou com 2.100 participantes representando 68 territórios ao redor do mundo, mais de 1.000 empresas, 90 expositores e 250 tomadores de decisão internacionais, incluindo grandes emissoras, streamers, fundações, distribuidores, financiadores e museus de todo o mundo. O evento recebeu 40 delegações de países como Austrália, Espanha, Canadá e um grande número de participantes da China, além, é claro, do Brasil. Com o tema principal “Mapeando o Futuro” em um contexto global desafiador para o setor, o mercado reafirmou seu papel de apoio às coproduções internacionais e projetos de obras seriadas lineares e não lineares, além de oferecer novas oportunidades de distribuição para conteúdo imersivo e XR.

Com a finalização desta ação internacional, uma pesquisa foi compartilhada com toda a delegação para a apuração dos resultados dos negócios realizados durante o evento, bem como as expectativas para os próximos 12 meses. As modalidades de negócios incluídas no escopo do BrC abarcam novos licenciamentos, pré-vendas e futuras coproduções internacionais, além de contratos de prestação de serviços técnicos especializados (production services).

A equipe Brazilian Content presente no evento foi formada por Lucas Soussumi, gerente executivo, e Ana Key Kapaz, coordenadora internacional. A delegação foi composta pelas empresas Arapy Produções, Cine Group, Donna Features, Duo2, Frame 22, Grifa Filmes, Moonshot Pictures, Nós Filmes, Ocean Films, Tocantins Filmes e Tropical Entretenimento.

 

BRAZILIAN CONTENT E APEXBRASIL | BIÊNIO 2024 – 2025

O Brazilian Content tem agendadas atividades nos principais mercados do audiovisual já a partir de junho, com participações no Rio2C, Sunny Side of the Doc e MIFA – Festival de Annecy. Com a ampliação da atuação do programa, o convênio também oferecerá condições especiais para empresas das regiões CONNE e FAMES, além de promover a geração de matrizes exportadoras para a internacionalização de empresas que ainda não atuam no mercado global por meio de capacitações ao longo do período.

O que o Brazilian Content oferece para as empresas participantes do programa:

  • Descontos de 50% a 70% nas credenciais para eventos participantes;
  • Espaços físicos nos eventos para reuniões, exibição de conteúdo e ações organizadas, com recepcionistas bilíngues;
  • Catálogos físicos e digitais com informações dos participantes e projetos;
  • Ações de relacionamento durante os evento;
  • Apoio local da equipe do Brazilian Content, dando suporte às empresas e profissionais;
  • Missões Prospectivas para África do Sul e China em 2025;
  • Atração de compradores e investidores internacionais para eventos de mercado no Brasil com reuniões one-to-one exclusivas;
  • Capacitação para geração de matrizes exportadoras através do Brazilian Content Exchange;
  • Estudos e inteligência de mercado para auxiliar nas decisões dos participantes.

Para acessar essas oportunidades, é necessário que a empresa seja participante do Brazilian Content e esteja em dia com as mensalidades. A empresa deverá preencher e assinar o Termo de Adesão e o formulário de segmentação, exigências obrigatórias para integrar o projeto.

 

Sobre o Brazilian Content 

O Brazilian Content é um programa especializado, sem fins lucrativos, que tem como objetivos promover novas oportunidades de coprodução e exportação de conteúdo e serviços de audiovisual e novas mídias; capacitar para a internacionalização empresas independentes e instituições do setor audiovisual brasileiro e de novas mídias; e difundir o conteúdo brasileiro independente no cenário global. Criado em 2004 por meio de parceria entre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Secretaria do Audiovisual, nos últimos dez anos o BrC gerou US$ 279 milhões para as empresas brasileiras participantes. Atualmente 115 produtoras e distribuidoras independentes das cinco regiões do Brasil participam do programa. Para dúvidas e mais informações, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail international@braziliancontent.com ou visite o nosso site, braziliancontent.com.

 

Sobre a Brasil Audiovisual Independente – BRAVI 

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. Saiba mais em bravi.tv.

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br.