O Mercado
O Brasil
População | 213 milhões |
PIB | R$ 8,6 trilhões / USD 1,6 trilhões |
PIB do audiovisual** | R$ 27,5 bilhões |
Moeda | Real (R$, BRL) |
Idioma | Português |
Capital | Brasília |
Fuso Horário (Brasília) | BRT (GMT-3, UTC-3, PST+5) |
Cobertura de TV | 95,5% |
Acesso à Internet | 84,7% da população, 90% dos domicílios |
Dados de 2021
**Valor adicionado ao PIB pela indústria audiovisual (dados de 2019)
Leis do Audiovisual
Os principais mecanismos federais de incentivo fiscal para o audiovisual são:
- Lei nº 8.313/91 (Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet)
- Lei nº 8.685/93 (Lei do Audiovisual)
- Lei nº 10.179/01 (Lei de Conversão da Dívida)
- MP nº 2.228-1, de 2001
- Lei nº 12.485/11 (Lei do Serviço de Acesso Condicionado – SeAC ou Lei da TV Paga)
Filmando no Brasil
Para filmar no Brasil, exceto às produções estrangeiras de obra jornalística, todas as demais devem contratar ou se associar a uma produtora brasileira que fará a comunicação prévia à ANCINE.
A notificação só pode ser realizada por uma produtora brasileira com registro na agência, sendo que ela será a responsável por providenciar todas as permissões e documentos para filmagem. A produtora brasileira não só atua como representante da produtora estrangeira nas relações com a ANCINE, com também deve zelar pelo cumprimento da legislação e pelas questões relativas ao desembaraço alfandegário dos equipamentos, dando suporte à empresa estrangeira.
Para maiores informações sobre coprodução internacional, acesse os manuais da ANCINE aqui.
Acordos de Coprodução Internacional
O que é uma coprodução internacional?
Uma produção audiovisual em regime de coprodução internacional é aquela realizada por dois ou mais agentes econômicos sediados em países diferentes, que exerçam atividade de produção, compartilhando as responsabilidades pela organização econômica da obra. O incentivo à realização de coproduções está em consonância com a competência legal da ANCINE, no que diz respeito a articular-se com órgãos e entidades voltados ao fomento da produção, da programação e da distribuição de obras cinematográficas e videofonográficas dos Estados membros do Mercosul e demais membros da comunidade internacional. A coprodução internacional possibilita uma ampliação dos mercados, das fontes de financiamento e do acesso a talentos de outros países.
Coproduções internacionais podem ser realizadas entre países com os quais o Brasil tenha assinado um acordo de coprodução cinematográfica, mas também com os que ele não possua esse documento assinado. Os acordos podem ser multilaterais, assinado entre blocos de países, ou bilaterais, e têm o objetivo de criar condições mais favoráveis de colaboração entre os signatários.
Tipos de coprodução internacional
Existem duas possibilidades para empresas brasileiras realizarem coproduções internacionais oficiais, utilizando os mecanismos de incentivo:
Sem fazer uso de um acordo internacional de coprodução
- Produtora brasileira deve ter no mínimo 40% dos direitos patrimoniais da obra;
- 2/3 de artistas e técnicos devem ser brasileiros ou residentes no Brasil há mais de 3 anos.
Por meio de um acordo internacional de coprodução firmado pelo Brasil com outros países*
- Produtora brasileira pode ter um mínimo de 20% dos direitos patrimoniais da obra e máximo de 80%
- As regras sobre contratação de artistas técnicos variam conforme o disposto em cada acordo
- Os recursos referentes ao percentual brasileiro não precisam ser obrigatoriamente gastos no Brasil. Ao remeter recursos para outros países, há incidência de 25% de IR.
*Territórios com os quais o Brasil possui acordo de coprodução audiovisual vigente:
Acordos bilaterais:
TERRITÓRIO | CINEMA | TV |
África do Sul | Sim | Sim |
Alemanha | Sim | Sim |
Argentina | Sim | Não |
Canadá | Sim | Sim |
Chile | Sim | Não |
China | Em processo | Em processo |
Espanha | Sim | Não |
França | Sim | Em processo |
Índia | Sim | Sim |
Israel | Sim | Sim |
Itália | Sim | Não |
Portugal | Sim | Em processo |
Reino Unido | Sim | Sim |
Venezuela | Sim | Não |
Acordo multilateral:
Acordo Latino-Americano de Co-Produção Cinematográfica (Cinema + TV)
Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela
Mais informações
Para acessar o status atual de todos os acordos de coprodução dos quais o Brasil faz parte, acesse a tabela BrC aqui.
Para maiores informações sobre coprodução internacional, acesse os manuais da ANCINE aqui.
INSTITUIÇÕES DO AUDIOVISUAL NO BRASIL
- ANCINE – Agência Nacional do Cinema
- Ministério da Cultura
- CTAv – Centro Técnico Audiovisual da SAV
- Spcine
- RioFilme
Film Commissions
Região Sudeste
- São Paulo Film Commission – SPFilm
- Rio de Janeiro Film Commission
- Minas Film Commission
- Belo Horizonte Film Commission
- Ouro Preto Film Commission
- Paraty Film Commission
- Petrópolis Film Commission
- Santos Film Commission
- Guarujá Film Commission
- São Vicente Film Commission
- Film Commission do Polo Audiovisual Zona da Mata
- Espírito Santo Film Commission (coming soon)
- Ilhabela Film Commission (coming soon)
Região Sul
- Curitiba Film Commission
- Paraná Film Commission
- Santa Catarina Film Commission
- Porto Alegre Film Commission
- Floripa Film Commission
- Bento Gonçalves Film Commission
- Garibaldi Film Commission
- Antônio Prado Film Commission
Região Nordeste
- Bahia Film Commission
- João Pessoa Film Commission
- Penedo Film Commission (coming soon)
Região Centro-Oeste
Educação e Pesquisa
- BrLab
- FORCINE – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual
- ICAB – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros
- Instituto Olga Rabinovich
- Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias
- Projeto Paradiso
- SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema
Projetos setoriais de exportação
Sindicatos e Associações
- BRAVI – Brasil Audiovisual Independente
- ABC – Associação Brasileira de Cinematografia
- ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação
- ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo
- ABD-APECI – Associação Brasileira de Documentaristas/Associação Pernambucana de Cineastas
- ABD/SC – Associação das Produtoras Brasileiras de Audiovisual do Centro Oeste
- ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual
- ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas
- ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema
- ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas
- ABRANIMA – Associação Brasileira de Animação
- AC – Associação Autores de Cinema
- ANDAI – Associação Nacional de Distribuidores Independentes
- APACI – Associação Paulista de Cineastas
- APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro
- APBA-CO AVEC – Associação de Vídeo e Cinema do Paraná
- API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro
- APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais
- APROCINE – Associação de Produtores e Realizadores de Longas Metragens e Séries do Distrito Federal
- APTA – Associação de Profissionais Trans do Audiovisual
- ARTV – Associação de Roteiristas de Cinema, Televisão e outras mídias
- Associação Cultural Cinemateca Catarinense
- CPCB – Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro
- CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste
- FAMES – Fórum Audiovisual de Minas Gerais, Espírito Santo e dos estados do Sul do Brasil
- FUNDACINE – Fundação de Cinema
- Mulheres do Audiovisual Brasil
- SANTACINE – Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina
- SIAESP (Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo)
- SIAPAR – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Paraná
- SIAV – Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul
- SICAV (Sindicato da Indústria Audiovisual)
- SINAES – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Espírito Santo
- SINDICINE – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual
- SINTRACINE – Sindicato dos Trabalhadores do Cinema e do Audiovisual de Santa Catarina
- STIC – Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual
Quer ver a sua instituição listada aqui? Escreva para international@braziliancontent.com