Brazilian Content leva 45 empresas ao Ventana Sur 2025

Com a maior delegação brasileira já registrada no evento – 45 empresas e 48 profissionais, um aumento de 50% em relação a 2024 –, o Brazilian Content chega ao Ventana Sur 2025 para fortalecer negócios, ampliar parcerias e posicionar o Brasil como um dos protagonistas do mercado audiovisual latino-americano.
O Brazilian Content, programa que desde 2004 se dedica à internacionalização da produção audiovisual brasileira independente, marca presença pela quarta vez no Ventana Sur, um dos principais mercados audiovisuais da América Latina, a ser realizado este ano de 1º a 5 de dezembro em Buenos Aires, Argentina.
Reconhecido por reunir toda a cadeia produtiva da região, o Ventana Sur é hoje um dos mais estratégicos pontos de encontro entre criadores, produtores, distribuidoras, agentes de vendas, plataformas e fundos internacionais no continente. Nesta edição, o Brazilian Content leva ao evento uma delegação composta por 45 empresas e 48 profissionais, representando um crescimento de mais de 50% em relação a 2024, um avanço que reforça a consolidação do Brasil como um dos países mais presentes e atuantes no mercado latino-americano.
A delegação reúne profissionais de diferentes segmentos da indústria, que buscam oportunidades de coprodução internacional, licenciamento de conteúdo, prestação de serviços e articulação institucional, fortalecendo trocas regionais e ampliando a circulação da produção brasileira.
Avanço do NextFrame e ampliação da presença paulistana
A participação brasileira no Ventana Sur também marca o quarto evento da agenda do NextFrame São Paulo, programa que integra o Programa de Intercâmbio de Formação e Mercados Internacionais da Spcine, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/MinC), Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Prefeitura de São Paulo, e executado pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros – ICAB.
O NextFrame leva ao evento 32 profissionais paulistanos, selecionados a partir de chamadas públicas que priorizam diversidade, representatividade e democratização do acesso. Destes, o ICAB apoia de forma inédita a presença de 6 cineastas indígenas de São Paulo. A presença ampliada desta delegação reforça o compromisso do programa em internacionalizar talentos de diferentes perfis e trajetórias, alinhado às diretrizes afirmativas da PNAB e da Spcine.
“A participação do Brazilian Content no Ventana Sur segue evoluindo em presença, articulação e resultados. Além das empresas que já constroem sua trajetória internacional conosco, conseguimos ampliar significativamente a presença brasileira, criando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a imagem do país como potência econômica e simbólica do audiovisual”, destaca Mauro Garcia, diretor executivo do ICAB.
Estande Brazilian Content no Ventana Sur
O Brazilian Content contará com um estande (nº 16) localizado na Plaza Sur do Palácio Libertad, dedicado ao atendimento das empresas da delegação durante o evento. O espaço estará disponível para:
- reuniões das empresas da delegação,
- atendimento a players internacionais interessados em atuar com o Brasil,
- ações de visibilidade e promoção do audiovisual brasileiro.
Além disso, foi disponibilizado um catálogo digital com informações detalhadas das empresas participantes e seus projetos, facilitando o contato com o mercado internacional e ampliando oportunidades de negócios. O catálogo está disponível aqui.
