Firjan lança Mapeamento da Indústria Criativa 2022

O Mapeamento da Indústria Criativa de 2022 é mais do que um anuário estatístico da Indústria Criativa no Brasil. Realizado pela Firjan desde 2008, o estudo vai além da simples atualização de números e busca radiografar o comportamento dessa Indústria e suas peculiaridades em relação aos demais setores no Brasil e nos estados da Federação.
Também procura enxergar as tendências dos diferentes segmentos criativos, a dinâmica do mercado de trabalho nas atividades dessa Indústria e apontar as perspectivas de futuro no curto e médio prazo. Dessa forma, são gerados insumos para pensar estratégias empresariais e iniciativas que ajudem a melhorar o ambiente de negócios para as diversas vertentes da Indústria Criativa.
Divulgado a cada dois anos desde 2008, o Mapeamento da Indústria Criativa acompanha o desenvolvimento da área criativa no Brasil e nos estados e verifica sua representatividade, evolução, transformações e relevância no decorrer dos tempos.
O estudo é executado com base em dados do Ministério do Trabalho, em especial do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e do Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO). Ele analisa duas perspectivas do trabalho criativo: áreas de atuação dos profissionais criativos e o valor de produção gerado pelos estabelecimentos criativos – que não necessariamente empregam apenas trabalhadores criativos.
O estudo também cobre dados de postos formais de trabalho e remuneração em todos os municípios do Brasil. Este ano, o Mapeamento da Indústria Criativa analisou mais detalhadamente a dinâmica da Indústria Criativa em cinco estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazonas e Rio Grande do Sul).
Uma novidade da edição de 2022 são análises especiais que aprofundam a discussão e compreensão de temas desafiadores para o futuro da Economia Criativa. No site é possível consultar os movimentos da Indústria Criativa para todos os municípios brasileiros, com dados referentes à quantidade de postos formais de trabalho, remuneração e o grau de escolaridade média das profissões criativas no Brasil.
As profissões são apresentadas em treze segmentos criativos: Arquitetura, Artes Cênicas, Audiovisual, Biotecnologia, Design, Editorial, Expressões Culturais, Moda, Música, Patrimônio e Artes, Pesquisa & Desenvolvimento, Publicidade & Marketing e TIC.
Para baixar o Mapeamento completo, clique aqui!