.... Brazilian Content

MIPCOM 2018 começa hoje com delegação brasileira de 41 empresas

A animação brasileira, que a cada ano ganha mais força e representatividade no mercado internacional, vai marcar presença no MIPCOM 2018, maior mercado de entretenimento do mundo, de hoje até quinta-feira. O Brazilian Content, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vai desembarcar pela 15ª vez em Cannes, na França, desta vez com uma delegação com 52 profissionais de 41 produtoras, e mais da metade delas vai apresentar, durante o evento, projetos de animação.

As produtoras vão apresentar, na área de animação, ao menos 46 projetos formatados e outros 35 em desenvolvimento em busca de parcerias ou financiamento para coprodução ou distribuição fora do país.

A animação brasileira viveu um boom de crescimento na última década, impulsionada pelo financiamento público, pelo incentivo à indústria criativa e pela instituição de cotas em TV aberta. Não é à toa que a edição deste ano do Festival de Annecy, o maior festival de animação do mundo, realizado em junho, homenageou de forma inédita as produções brasileiras, em reconhecimento a essa expansão. Oito produções nacionais foram indicadas em cinco categorias no festival. Duas delas foram premiadas. Em 2013 e 2014, o Brasil levou os prêmios principais do evento. A expectativa é que o MIPCOM e o MIPJunior venham a consolidar esse cenário de otimismo, em busca de fechamento de negócios e de contratos com players de relevância no cenário internacional.

Entre os projetos prontos a serem apresentados no evento estão a quarta e a quinta temporada do fenômeno infantil mundial “O Show da Luna!”, da TVPinGuim. Além da indicação ao Emmy Kids, o sucesso da série está gerando uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento de  um projeto especial com o intuito de disseminar a sustentabilidade através do seu enredo. A personagem, que já está em quase cem países, famosa pelo seu bordão “Eu quero saber!”, é uma menina apaixonada por ciências. Kiko Mistrorigo, diretor da TV PinGuim, destaca a experiência dos brasileiros no evento. “O fato de estarmos presentes nos últimos anos facilita o reconhecimento dos players presentes no evento. Com isso, seguimos otimistas com novas oportunidades de parceria”, afirma.

Tiago Mello, sócio da Boutique Filmes, destaca a importância do MIPCOM para produtores brasileiros. “Temos muita expectativa com a nossa participação no evento, porque estamos em busca de canais e coprodutores estrangeiros para colaborar e lançar as nossas produções internacionalmente. E o MIPCOM é o lugar que possibilita esses encontros", afirma Mello. A Boutique também tem animações em seu portfólio neste ano, como a série “Papaya Bull”.

Outro sucesso garantido no mercado voltará ao MIPCOM deste ano: “A Galinha Pintadinha”. Neste evento, a Bromélia Produções levará a série “Galinha Pintadinha Mini”, além da versão original em português, também disponível em espanhol, inglês (Reino Unido e Estados Unidos), italiano e francês (mandarim, japonês e alemão estão em produção). “A animação internacional teve grande crescimento, pois as novas janelas digitais se multiplicaram, criando grande espaço e oportunidades para novas produções em diversos países. Estamos buscando essas novas oportunidades em diversos países e a cada ano percebemos mais canais surgindo. Em paralelo, a audiência digital também vem crescendo sem parar, o que permite essa multiplicação consistente de canais, muitos deles com força local apenas. Também começamos a ver uma tendência de conteúdos que são sucesso no digital ganharem espaço em canais de TV, numa tentativa de fazer a "ponte" da audiência digital do conteúdo para os canais de TV”, afirma Miguel Moreira, gerente da Bromélia Produções.

A Glaz Entretenimento estará no mercado com as séries de animação “Irmão do Jorel” (que concorreu em Annecy), “Historietas Asssombradas (Para Crianças Malcriadas)” e “Tromba – Trem”, além de projetos em desenvolvimento, como “Giga Tuiga” e “Ico Bit Zip”.

Seis empresas brasileiras vão participar pela primeira vez do evento. Pelo menos duas delas têm animações em seu borderô. A Astrolábio, com mais de 17 anos de experiência em produções artísticas, musicais e audiovisuais, está levando para o evento a animação “Chico e Lalá”, projeto em desenvolvimento. Já a sBusiness levará na bagagem a série animada “As Aventuras de Bob Zoom”, voltada ao público pré-escolar (de 2 a 5 anos). Atualmente, o canal tem 870 mil inscritos e mais de 473 milhões de visualizações.

Séries e longas

Os projetos de séries e longas-metragens brasileiros também estarão representados no MIPCOM 2018. O drama é um dos gêneros com maior representação, presente em séries (como o “Hóspede Americano”, da Teleimage Productions) e em longas (como “Querida Mamãe” e “Arigó”, da Moonshot Pictures). Na área de projetos em desenvolvimento são exemplos “Estranho Amor”, série da Visom Digital, e “Cabra Cega”, também da Moonshot.

A produtora Medialand levará um catálogo de 35 séries, três delas inéditas, ao evento. Com primeira licença a ser oferecida durante o evento, a Medialand selecionou três séries de gêneros diferentes para o mercado: a ficção “Making Of”, um docucomedy sobre os bastidores de uma série de terror de TV; o reality de uma mulher pilotando carros e motos, “Tunadas”; e a doc-series de culinária “À Brasileira”, em que chefs de cozinha mostram como abrasileiraram pratos internacionais.

Ainda na área de documentários, a Grifa Filmes vai apresentar no MIPCOM, entre outros, os documentários “Megafauna” (em desenvolvimento), “Lula, Presidente or Prisoner” (em produção), “Operation Pedro Pan” (em pós-produção) e “Isabella” (em desenvolvimento.

Na edição anterior, o MIPCOM reuniu 13.800 participantes, 4.700 buyers e 2.000 expositores. Além das produtoras já citadas, estão confirmadas as seguintes empresas: 2DLab, 44 Toons, Alopra Estúdio, Animaking, Apiário Estúdio Criativo, Astronauta, Cabong Studios, Capelini Filmes, Chatrone America Latina, Conspiração Filmes, Copa Studio, Dogs Can Fly, Elo Company, Feel Filmes, Flamma, Formata, G Entretenimento & Audiovisual, Hype.cg, JM, Kampai, Lightstar Studios, Manifesto Games, PushStart, Sato Co. Ltda, Split Studio, Synapse, Tortuga Studios, Tree House Studios, TV Cultura, Up! Content Co. e Z7 Company.

 

Assessoria de Imprensa
2PRÓ Comunicação Empresarial
Rua Deputado Lacerda Franco, 300
São Paulo – SP – Brasil
CEP: 05418-000

Myrian Vallone
Ana Carolina Barbosa
www.2pro.com.br
Telefones:
(11) 3030.9461 / 9464 / 9404 / 9462